A aprendizagem ativa é uma abordagem pedagógica na qual o estudante participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem
O modelo de ensino tradicional, marcado por aulas expositivas e aprendizagem mecânica, foi chamado de “pior do que ineficaz”. Carl Wieman, ganhador do Nobel de Física, criticou esse tipo de ensino, rotulando-o de anticientífico.
O físico é um dos grandes defensores da aprendizagem ativa, que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, gerando resultados muito melhores.
Neste artigo, o Educacional vai explicar como essa abordagem funciona e como sua escola pode tirar proveito dela. Boa leitura!
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O que é a aprendizagem ativa?
A aprendizagem ativa é uma abordagem pedagógica na qual o estudante participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
Com o uso de metodologias ativas, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos, o aluno constrói ativamente o conhecimento, de forma colaborativa.
É um modelo que se contrapõe ao ensino tradicional, em que o professor transmite todas as informações para o aluno em aulas expositivas.
Na aprendizagem ativa, o estudante é o principal protagonista de sua aprendizagem: ele dialoga, questiona, avalia criticamente e pensa na aplicação prática. Já o papel do professor é o de mediar e facilitar a aprendizagem.
Essa concepção pedagógica é fundamentada nas ideias de John Dewey, Jean Piaget e Paulo Freire.
Quais são os seus benefícios?
A aprendizagem ativa traz várias vantagens para o aluno e para a escola como um todo:
- maior engajamento dos estudantes;
- retenção do conhecimento por mais tempo e de forma significativa;
- desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da autonomia e da resolução de problemas;
- estímulo ao trabalho em equipe;
- melhoria do desempenho acadêmico;
- diversidade de opiniões e experiências em sala de aula;
- e formação de futuros cientistas, empreendedores e pensadores disruptivos para a sociedade.
Como promover a aprendizagem ativa?
Para que a aprendizagem ativa seja praticada na escola, o coordenador pedagógico precisa orientar os docentes no uso de metodologias ativas de aprendizagem, ao invés de métodos tradicionais de ensino.
Também é necessário evidenciar, no plano pedagógico da escola, os recursos didáticos, os projetos e os tipos de avaliação que favorecem a aprendizagem ativa.
Use metodologias ativas de aprendizagem
Instrua seus professores a utilizarem metodologias ativas de aprendizagem, como aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso, seminário e ensino híbrido.
Esses métodos proporcionam o diálogo, a aplicação prática do conhecimento, a troca de experiências e a colaboração entre os estudantes. Assim as aulas se tornam mais atrativas e engajadoras.
O planejamento dessas aulas exige mais tempo e dedicação. Por isso, dê apoio aos docentes com recomendações de atividades e recursos didáticos.
Prefira recursos didáticos interativos
Por natureza, alguns recursos didáticos são mais interativos do que outros. Por exemplo, blocos de LEGO® Education e plataformas de aprendizagem exigem a participação ativa dos estudantes, física e cognitivamente.
Porém, até mesmo os recursos mais tradicionais podem ser usados de modo interativo. Um livro, por exemplo, pode ser lido por vários alunos em uma roda, cada um lendo uma frase.
O diferencial está na intencionalidade pedagógica. Se o professor souber como despertar o interesse dos alunos e como conduzi-los na construção coletiva do conhecimento, a aprendizagem ativa será alcançada.
Capacite os professores
A capacitação do professor também é fundamental. Por meio de formações continuadas, a escola pode ajudar os docentes a renovar seus métodos de ensino e experimentar novas práticas.
Nos momentos de formação na escola, a troca de vivências entre os professores é tão enriquecedora quanto o conteúdo transmitido. Inclusive, uma forma de ensinar os docentes a se apropriarem da aprendizagem ativa, é fazendo com eles uma aula nesse formato. Que tal abordar a aprendizagem ativa com métodos ativos na reunião?
Incentive o protagonismo juvenil
Para que a aprendizagem ativa aconteça, nem tudo depende do professor. O aluno precisa ter interesse e motivação para aprender.
Talvez esse seja o maior desafio da educação, já que extrapola os aspectos pedagógicos e envolve fatores sociais, emocionais e familiares.
Algumas práticas da escola fomentam o desenvolvimento de estudantes mais proativos:
- criação de clubes estudantis;
- escuta dos alunos em conselhos deliberativos da escola;
- participação em torneios de robótica, feiras científicas, jogos estudantis e projetos sociais da comunidade;
- promoção da cultura maker e da investigação científica;
- e realização de projetos escolares, com a participação ativa dos alunos.
Invista em projetos escolares
Os projetos escolares desafiam os estudantes a resolverem problemas específicos ou criarem produtos e serviços inovadores. Eles dão a chance de “colocar a mão na massa” e produzir algo concreto a partir do que aprenderam em sala de aula.
Os projetos podem ser interdisciplinares ou focados em apenas um componente curricular. Em geral, eles envolvem pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, trabalho em grupo e apresentação dos resultados.
Por ter um tempo determinado de início, meio e fim, objetivos claros e metodologias definidas, o projeto consegue engajar os alunos e professores de maneira poderosa.